Estudos Técnicos Atuariais para RPPS

Estudos Técnicos Atuariais para RPPS

Para definir o montante das obrigações de um plano de benefícios e o custo para suportá-las, o atuário que é um profissional especialista em cálculos matemáticos e estatísticos, adota as chamadas hipóteses ou premissas atuariais.


As hipóteses atuariais têm relação direta com o custo do plano de benefícios e com o seu equilíbrio, tendo em vista que uma premissa atuarial equivocada, ou seja, que não corresponde com a realidade do plano ou com o contexto que está sendo analisado, fará com que as obrigações sejam incorretamente avaliadas, resultando um custeio inadequado do plano e, por consequência, um provável desequilíbrio.


Os estudos técnicos atuariais são cruciais para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial, inclusive para definição da amortização de déficit atuarial, estudos mensais, estudos de impactos e segregação de massa.

O que Fazemos:

Estudos Técnicos Atuariais

Os Estudos Técnicos de Avaliação Atuarial desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Previdência (IPEP) são baseados nas características biométricas, demográficas e econômicas do município, analisada com o objetivo principal de estabelecer, de forma suficiente e adequada, o montante dos recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano previdenciário, com foco na busca de soluções para o Equacionamento Financeiro e Atuarial do RPPS e Ente Público.

Revisão do Plano de Custeio do RPPS

Nossos estudos de Avaliações Atuariais buscam trazer soluções econômicas já enquadradas nas regras dos recentes instrumentos normativos legais e buscam amparar a decisão dos gestores do RPPS e Ente federativo, diante da estratégia de novas fontes de receitas, para custear os beneficiários oferecidos pelo plano previdenciário, frente aos recursos financeiros disponíveis.

Revisão da Segregação de Massa

Estudos técnicos para Revisão da Segregação de Massa (RSM), utilizando técnicas e critérios empregados para a operacionalização de novo lote de transferência de segurados do Plano Financeiro para o Plano Previdenciário, mediante a comprovação do Equilíbrio Atuarial.

Melhoria da Classificação IEG/Prev e ISP

Estudos voltados para os quesitos constantes no IEG-Prev (Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal), assim como, no ISP (Índice de Situação Previdenciária), visto que ambos verificam o tratamento dado pelos gestores dos entes municipais às questões previdenciárias sob sua responsabilidade, com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão dos recursos previdenciários e o cumprimento das obrigações previdenciárias pelos municípios.


Inclusive, promovemos em parceria, oficinas e treinamentos.

Estudos Atuariais para implantação de Emprestimo Consignado

Estudos financeiro e econômico dos modelos a serem implantados para o empréstimo consignado pelo RPPS, contendo inclusive, os fundamentos das despesas, encargos e receitas para comprovar a viabilidade da implantação do Empréstimo Consignado, concedido pelo RPPS.

Estudos Atuariais para criação do Fundo para Aporte de Bens, Créditos e Direitos

Os Estudos Técnicos Atuarias para Aporte de Bens, Crédito e Direitos em Fundo de Investimentos, com fins previdenciários, devem demonstrar a adoção de medidas institucionais que visem assegurar o equilíbrio financeiro e atuarial do regime próprio e serem encaminhados para Secretária de Previdência (SPREV) para aprovação, após terem sido, comprovadamente, objeto de apreciação pelos gestores públicos.

Projetos Customizados

Realizamos estudos para projetos de desenvolvimento econômico e financeiro para moradias populares, centro de convenção, paço municipal, energia solar, centro de inovação, entre outros, com fins imobiliário ou previdenciário.

Fale conosco para obter um estudo de viabilidade de implantação