O IPEP é focado em Estudos Técnicos com foco no Equacionamento, Securitização da dívida ativa, Empréstimos Consignado e Melhoria de Governança Institucional 

Pamela Machado

Diretora Executiva

Tecnologia de ponta e soluções inteligentes para Gestão da Pública

EC 103/2019 modificou o Sistema de Previdência Social e determinou alguns requisitos formais para a Previdência, objetivando promover o equilíbrio das contas públicas. Essa reforma ocorreu no intuito de diminuir o déficit com a revisão dos benefícios e novas fontes de receitas para impedir uma futura crise de pagamentos dos benefícios de servidores, decorrentes das mudanças demográficas, sobretudo pela tendência de envelhecimento da população brasileira.

 

Após anos de experiências no desenvolvimento de estudos voltados para melhoria da gestão pública de municípios e estados, através de parcerias firmadas com fundações renomadas, o IPEP definiu seu foco nos estudos de desenvolvimento econômico, atuarial e tecnológico, resultando no Plano Econômico para Previdência (PEP) para solvência fiscal dos Municípios, identificando novas fontes de receitas, voltado para implantação do Empréstimo Consignado pelo RPPS e fluxo de receita de capital da dívida ativa e securitização Emenda Complementar 208/2024 e aporte de bens imóveis via Fundos de Investimentos previstas na Portaria MTP 1.467/2022. 

Nossos estudos são especializados com uso de Tecnologia, voltados a resultados econômicos e financeiro para Previdência

Nossos estudos buscam compreender a realidade local e identificar de forma precisa os problemas e desafios enfrentados. Nossas entregas vão além do atendimento aos requisitos formais — abrangem adequações jurídicas, institucionais, financeiras e contábeis, além de suporte operacional. com base nesse capital intelectual, aplicamos tecnologia para construir novas eficiências, aprimorar a governança e promover a redução de custos e a agilidade na gestão pública.

 

Apoiamos as equipes do Ente e do RPPS em todas as etapas de implantação desde os estudos iniciais até a entrega da solução, com foco na efetividade operacional e treinamentos, após a realização dos estudos atuariais, realizamos o mapeamento de processos com melhorias na tecnologia, condições e requisitos de forma personalizada, considerando a realidade local e em conformidade com as normas legais vigentes.

Conheça nossos Estudos e Tecnologia

Estudos Atuariais com impacto financeiro nas soluções  

(Estudos e Software para Projeções Financeiras e Riscos

Realizamos estudos técnicos com foco no Equacionamento, propondo novas fontes de receita e melhorias com reflexos atuarias no RPPS e Ente Municipal.

 

Estudos para Empréstimo Consignado pelo RPPS

(Estudos e Software para Empréstimo Consignado)

É uma modalidade de Empréstimo Consignado com desconto em folha que os municípios com RPPS podem ofertar com juros menores em relação a outros bancos tradicionais


Estudos para Securitização da Dívida Ativa

(Estudos e Software para Gestão e Securitização da Dívida Ativa)

A LC nº 208/2024 trás inovações que permitiu a Cessão Onerosa e Securitização pelos entes públicos via a constituição de Fundo de Investimentos, com vistas a obter maior eficiência na arrecadação e reduzir o passivo, a lei possibilitou o RPPS receber 50% da receita de capital.

 

Melhoria da Governança Institucional 

(Melhoria da Governança, Dívida Ativa, Patrimônio, CAPAG, Pró-Gestão e IEG-PREV)

Estudos, Tecnologia e Gestão voltado para as Prefeituras, Câmara e RPPS, somos formados por profissionais nas áreas de Administração, Atuariais e Contábeis, Direito e Economia para ajudar 


Certificação e Treinamentos

(Nossos Mentores levam Conceitos, Aplicação Prática e Experiências)

Temos propósito de levar conhecimento teórica e prática para soluções dos problemas, bem como, promover a Educação Financeira e Previdenciária


Nossos Estudos de Casos

Case:
Estudos e tecnologia para implantação do 1° Empréstimo Consignado na GuarujáPrev e 2° em IPM Ribeirão Preto em São Paulo

O IPEP é uma das primeiras Entidade a realizar estudos técnicos especializado para implantação do consignado pelo RPPS no Brasil e o primeira a realizar e implantar a tecnologia no Estado de São Paulo a atende todos requisitos e condições da Portaria 1467/22, a tecnologia de empréstimo consignado é voltada aos RPPS, faz simulações, contrato,  desconto direto na folha de pagamento, parametrizada com base na gestão da margem consignável, de forma automática, com maior segurança, comodidade, baixo custo de operação e taxas menores do mercado.


Para isso, foi crucial implantar uma tecnologia para controle do crédito consignado adequado para realidade do RPPS, que integra a Prefeitura, Bancos e os Beneficiários, de forma segura e customizada, conforme os estudos atuariais, normas, resoluções e a Portaria MTP 1467/2022 a luz dos órgãos reguladores e operacionais.



Case:
Estudos com uso de tecnologia para Gestão e Securitização da Dívida Ativa Municipal de Paracatu, MG

O IPEP focou nos estudos técnicos, econômico, financeiro e atuariais, desenvolveu uma tecnologia  que atende todos requisitos trazida pelas inovações trazida pela LC nº 208/2024 que permitiu a securitização da dívida ativa pelos entes públicos via a constituição de Fundo de Investimentos, com vistas a obter maior eficiência na arrecadação e reduzir o passivo, o que possibilitou os RPPS receber a receita de capital.


Para isso, foi crucial implantar uma tecnologia que pudecesse para controle do crédito consignado adequado para realidade do RPPS, que integra a Prefeitura, Bancos e os Beneficiários, de forma segura e customizada, conforme os estudos atuariais, normas, resoluções e a Portaria MTP 1467/2022 a luz dos órgãos reguladores e operacionais.



Case:

Estudos para implantação do 1° Fundo Imobiliário do CAMPREV para aporte de Ativos no Brasil

A EC 103/2019 modificou o Sistema de Previdência Social e determinou alguns requisitos formais para a Previdência, objetivando promover o equilíbrio das contas públicas. Essa reforma ocorreu no intuito de diminuir o déficit com a revisão dos benefícios e novas fontes de receitas para impedir uma futura crise de pagamentos dos benefícios de servidores, decorrentes das mudanças demográficas, sobretudo pela tendência de envelhecimento da população brasileira.


O IPEP definiu seu foco nos estudos de desenvolvimento econômico, atuarial e tecnológico, resultando nos Planos de Sustentabilidade da Previdência para solvência fiscal dos Municípios no longo prazo, identificando novas fontes de receitas, voltado para implantação do Fundo Imobiliário para Aporte de bens, direitos e créditos, previstas na Portaria MTP 1.467, publicada em junho de 2022 pelo Ministério da Previdência Social.

Fale conosco nossa especialista

Nós usamos cookies para melhorar a experiência em nosso Site e em nosso EAD.

Política de Privacidade - Código de Conduta